A escola é dos alunos.

Por Rafael Lima

Eu sempre achei absurdo que nas escolas tivesse banheiro separado para professores. E sempre ouvi “É determinação do MEC”

Fui ler agora os parâmetros de infra-estrutura das instituições de ensino, documento oficial do MEC.

Para educação infantil deve ser prever um banheiro de uso exclusivo para adultos. E nesse caso eu até compreendo, porque como a criança muitas vezes ainda precisa da ajuda do adulto para ir ao banheiro, vale para o professor mais sem noção. (Note que fala em banheiro exclusivo para adultos, mas não exclusivo para crianças)

Ensino fundamental e ensino médio não fala nada sobre isso.

Fala sobre autonomia da criança no uso do banheiro e adaptação dos equipamentos, recomendação de qual tipo usar, localização do banheiro, proporção de vasos sanitários/alunos, acessibilidade.

Mas nada sobre “Os professores devem ter um banheiro separado dos alunos”

Cara, o dia que o pessoal de escola perceber o PODER que tem o aluno entender que a escola é DELE , só isso, a qualidade da educação vai ter um disparo gigantesco.

Só que pra entender, tem que ser dele. E não é. Por isso a escola é uma bosta e ninguém quer ir. Porque a escola não é do aluno.
Não pode ter lugar “proibido” para o aluno. Você pode ter um espaço em que você pode “pedir licença” ao aluno para fazer uma reunião que necessite de privacidade.

Você pode ter locais trancados na escola se for necessário por questão de segurança, se os locais tiverem equipamentos como computadores e tal, mas dê a chave para os seus alunos quando eles quiserem/precisarem ir nos locais.

Deixem que eles organizem a festa junina da escola.

Deixem que se responsabilizem pela limpeza da escola. Você pode ter profissionais de limpeza na escola, não precisa jogar tudo nas costas deles, mas não tem problemas eles fazerem juntos de vez em quando (e SEMPRE quando a sujeira for consequência de uma ação direta deles)

Não crie regras sem discutir com eles as regras. Crie-as junto com eles.

Não proíba seu aluno de entrar na escola em nenhuma hipótese durante o seu horário de funcionamento.

Eu repito o que disse anteriormente… quando os educadores descobrirem o PODER que existe em dar a escola para os alunos, a vontade dos alunos estarem na escola irá disparar. E eu não tô falando isso de achismo, tô falando de experiência.

.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s